domingo, 6 de junho de 2010

Pesquisa Ibope revela intenções de voto para presidente

Instituto ouviu 2002 eleitores

 A pesquisa aponta os pré-candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB)  e Dilma Rousseff (PT) com 37% das preferências dos eleitores, daca um. Marina Silva, do PV, aparece com 9%.
Esta foi a primeira pesquisa de intenção de voto feita após a exibição das propagandas partidárias do PT e do DEM.
Em relação à pesquisa anterior do Ibope, feita em abril, antes da propaganda, Dilma subiu cinco pontos porcentuais, e Serra caiu três.
O empate persiste na simulação de um eventual segundo turno: 42% para o tucano, 42% para a petista. Na pesquisa Ibope de abril, o placar era de 46% a 37%. 
Pesquisa espontânea

Dilma assumiu a dianteira na pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistados revelam suas preferências antes de ler a lista dos candidatos. Nessa modalidade, a ex-ministra da Casa Civil aparece com 19%, seguida pelo ex-governador de São Paulo, com 15%. 



O presidente Lula, que não pode concorrer novamente, aparece com 12% na pesquisa espontânea. O índice de rejeição é outro item da pesquisa em que não há empate. Quando o Ibope pergunta em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, Serra aparece com 24%, à frente da adversária, com 19%. 

Nanicos 

Além de pesquisar o cenário com os pré-candidatos do PSDB, do PT e do PV, o Ibope também apresentou aos entrevistados, pela primeira vez, uma lista com os nomes dos chamados "nanicos" - representantes de micropartidos. Mesmo com 13 pré-candidatos no segundo cenário, o quadro fica exatamente o mesmo - Serra, Dilma e Marina mantêm seus porcentuais. 

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 31 de maio e 3 junho, em 141 municípios do País. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A sondagem foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 13642/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário